O feriado de Tiradentes

ilustracao-joaquim-jose-da-silva-xavier-conhecido-como-tiradentes-1366412871121_615x470

O feriado de Tiradentes

Nesta sexta-feira, dia 21 de abril, é comemorado no Brasil o feriado de Tiradentes. A data está totalmente ligada ao período da Inconfidência Mineira no país. Foi neste dia em que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado.

Quem foi Tiradentes

Nascido em 12 de novembro de 1746, ele trabalhou como dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar, e também ativista político, atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.

A Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.

Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro.

Origem do feriado

As ações de Tiradentes são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada pelo estado de Minas Gerais.

index_clip_image006_0000

Venha aprender mais sobre diversos assuntos em várias línguas na Idiomas Rio! Professores nativos e qualificados. Contato: (21) 3256-4002 ou contato@idiomasrio.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *