As 10 melhores universidades de Paris (parte 1)

site2Paris continua sendo a cidade luz (mesmo com competidores de peso como Las Vegas ou Johannesburg) e um dos lugares mais visitados do mundo.

A capital francesa é conhecida por ter acolhido grandes nomes da história do mundo. Filósofos como Sartre e Foucault; grandes autores, de Rousseau a Dumas; e pioneiros do pensamento moderno como os desconstrutivistas Jacques Derrida e escritos feministas de Hélène Cixous. Paris continua influindo como um grande ícone de conhecimento literário, artístico e político.

Aqueles que procuram estudar em Paris podem estar interessados na história da Universidade de Paris, uma instituição fundada no século XVII que ganhou credenciais, dividindo-se em 13 universidades especializadas. Hoje em dia, a maioria dessas universidades permanecem espalhadas pela cidade, cada uma ainda tendo um status acadêmico de liderança.

É por estas e muitas outras razões que Paris mais uma vez superou outras universidades como cidade número 1 do mundo para estudantes, à frente de Melbourne e Londres. Então, pensando em fazer as malas e ir para a França? Dê uma olhada nas 10 melhores universidades em Paris abaixo e veja o que cada uma tem para oferecer…

1. École Normale Supérieure, Paris (ENS Paris)

École Normale Supérieure (ENS Paris) é a mais alta no ranking de todas as universidades de Paris, colocada em 24 no mundo no último Mundial QS University Rankings®. Situada no Quartier Latin, a oeste do rio Sena, no centro de Paris, École Normale Supérieure (ENS Paris) está próxima a locais famosos, como a Catedral de Notre Dame e o Jardin du Luxembourg, o segundo maior parque público em Paris.

École Normale Supérieure (ENS Paris) também oferece o único campus residencial no centro de Paris, junto com mais dois campos nos subúrbios da cidade. Com um instituto de pesquisa líder, a escola é cotada entre as universidades francesas de prestígio que formam as ”grandes écoles”, e é particularmente conhecida por seus departamentos de ciências humanas e ciências. ENS Paris possui uma comunidade de ex-alunos que inclui 12 ganhadores do Prêmio Nobel.

2. École Polytechnique (ParisTech)

École Polytechnique (ParisTech), 35º no ranking mundial, é um dos membros fundadores da ParisTech (um grupo afiliado de faculdades com foco em ciência e negócios) e está classificada entre as 50 melhores universidades do mundo para a engenharia e tecnologia dentro das últimas QS World University Rankings, à frente de todas as outras universidades francesas.

Apesar de ter sido uma vez situada no Quartier Latin, École Polytechnique mudou-se para a sul da cidade, em 1976. Localizada a cerca de 30 km fora do centro de Paris e com uma comunidade de mais de 4.600 alunos e professores, o campus principal da École Polytechnique oferece mais de 160 hectares de espaço aberto e uma gama de instalações desportivas diferente do que muitos campus dentro do centro da cidade podem sonhar!

3. Université Pierre et Marie Curie (UPMC)

A Université Pierre et Marie Curie (UPMC) é classificada como a 115ª do mundo e é um dos maiores institutos de ensino da ciência e da medicina na Europa, com mais de 125 laboratórios. Fundada em 1971, após a divisão da famosa Universidade de Paris, a Université Pierre et Marie Curie (UPMC) tem uma comunidade de 32 mil alunos, incluindo mais de 6.000 estudantes internacionais, e um corpo docente de mais de 10.000 funcionários e 5.800 professores-pesquisadores. Dividido entre 18 campus diferentes em quatro regiões francesas, o campus central da Université Pierre et Marie Curie está localizado no Quartier Latin, vibrante e histórico de Paris, perto do rio Sena e do Museu Nacional de História Natural.

4. Université Paris-Sud 11

Université Paris-Sud 11, ficou em 209 no Ranking QS World University 2014/15. É composta por quatro campus nos subúrbios ao sul da cidade de Paris. Mais notavelmente, o campus científico localizado em Orsay, o mais distante da cidade, é definido em 200 hectares de terra composta por florestas e um jardim botânico. Université Paris-Sud 11 se orgulha de sua ampla gama de cursos multidisciplinares e está envolvida em todos os campos educacionais com exceção das ciências humanas. Embora o campus Orsay fique a 40 minutos de carro do centro de Paris, a escola de medicina Université Paris-Sud 11 é muito mais perto, em uma área chamada Le Kremlin-Bicêtre, que fica a apenas uma hora de caminhada do centro da cidade.

5. Université Paris Diderot (Paris 7)

Com o seu novo campus próximo a Biblioteca Nacional da França, nas margens do Sena, Université Paris Diderot, também conhecida como Paris 7, está atualmente em 210 no mundo e é uma universidade multidisciplinar urbana dentro dos limites orientais da cidade.

Comments are closed