A comemoração de Natal em diferentes países

nat

O Natal pelo mundo

O Natal se aproxima e com isso é possível perceber algumas mudanças visuais, seja nas ruas ou nas casas. Muitos enfeites dão um tom diferente à cidade, além de comidas típicas referentes ao feriado do dia 25 de dezembro. A data é comemorada mundialmente, porém há algumas diferenças quando comparado o Brasil com outros países pelo mundo. Confira alguns exemplos:

Itália

No dia 5 de janeiro, as crianças italianas esperam a chegada de uma figura mágica para trazer guloseimas. Não é o Papai Noel e sim uma bruxa chamada La Befana. Por lá, é ela quem desce pelas chaminés das casas e leva vários presentes. Ao invés de deixar leite e biscoitos para o bom velhinho, as crianças italianas deixam vinho e biscoitos para esta bruxa mística.

França

Os franceses cultivam a tradição da reconciliação no Natal, em que as pessoas visitam a casa de um inimigo para lhe pedir perdão. A reconciliação é, então, brindada com vinho. Para a ceia, cada região tem o seu prato tradicional: na Acácia, o prato principal é o ganso. Na Burgumdia, o peru com nozes e, para os parisienses, Natal é sinônimo de ostras e faie gras. O doce típico é o buche, feito de marzipã, coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore. Nas creches, as crianças representam cenas da vida de Jesus e dos santos.

Estados Unidos

Os americanos enfeitam casas, ruas e até carros na época do Natal. Shoppings e lojas também fazem decorações bonitas e iluminadas. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do velhinho barbudo. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar “Christmas Carols” (canções de Natal), mostrando o espirito de confraternização.

Portugal

Em Portugal também é costume fazer a ceia de Natal na véspera, que por lá é chamado de Consoada. Os pratos típicos da data são bacalhau, polvo cozido com arroz, carne de porco, bolinho de jerimum, filhós (massa de pastel frita com açúcar e canela) e bolo rei (um bolo especial de frutas). As crianças também ficam muito ansiosas pela chegada do Pai Natal, como Papai Noel é conhecido pelas crianças portuguesas. Na noite do dia 24/12, elas deixam uma meia com docinhos, castanhas e um biscoito chamado rebuscado para o Bom Velhinho.

Passar a data comemorativa em um destes países pode ser uma experiência interessante. Para isso, saber a língua nativa é essencial.

A Idiomas Rio oferece cursos para lhe ajudar nestes tipos de viagens. Matricule-se!

(21)3256-4002

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *