Você já comeu Galette des Rois?

O que é?

A Galette des Rois é um bolo com grande fama na França que possui todo um significado histórico. Por trás de sua massa recheada de compota de frutas ou pasta de amêndoas há todo um simbolismo referente à celebração do Dia de Reis, a Épiphanie, no dia 06 de janeiro de cada ano.
A Epiphanie é a comemoração da visita dos três reis magos a Jesus. O bolo representa os presentes oferecidos a Ele e pode ser preparado por diversos tamanhos e recheios.

Rituais

A tradição tem como característica ser um momento compartilhado pela família, com todo um ritual a ser seguido: É sorteado o rei da Épiphanie por meio de um boneco escondida na galette e então a pessoa que receber a fatia com ele se torna o rei do dia e tem direito de ficar com a coroa dourada de papelão que acompanha o bolo. A ele cabe a tarefa de providenciar a galette do ano posterior. A Galette é cortada em várias fatias de tamanho semelhante e dividida igualmente entre as pessoas presentes na confraternização.
Outra regra na celebração é de que o mais jovem da família fica sentado abaixo da mesa para escolher de modo aleatório a ordem daqueles que vão receber cada pedaço. Isso ocorre porque é uma referência ao Deus Apollo, que usa de sua inocência para distribuir a fatia de modo justo.

Onde tem no Rio

No Rio de Janeiro, é possível encontrar a Galette nos seguintes locais:

1 – Brasserie Rosário > R. do Rosário, 34 – Centro
2 – Atelier des Saveurs
3 – Boulangerie Guerin > Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 920, Copacabana
4 – Deli Delícia > Rua São Clemente 114
5 – Sofitel (Restaurante Atlantis) > Av. Atlântica, 4240
6 – Caesar Park (Restaurante Galani) > Av. Vieira Souto, 460 – Ipanema

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *