Você sabia que o dia 2 de fevereiro é marcado por ser o dia do crepe na França?

 

La Chandeleur

La Chandeleur ocorre 40 dias após o Natal e marca o fim das comemorações natalinas. Há pessoas que retiram as decorações do dia 25 de dezembro apenas nesta data. A “festa dos crepes” traz esperança e prosperidade para a chegada da primavera.

Origem Cristã

A festa religiosa no dia 02 de fevereiro era destinada à apresentação de menino Jenus no templo. No século V, a data foi decretada pelo Papa Gelásio I como o Dia da Luz por este motivo. Segundo a lenda, o Papa distribuía crepes ao pobre em Roma. Durante La Chandeleur, todas as velas do local devem ser acesas, seja na casa ds pessoas ou na igreja.

O Crepe

O formato arredondado faz uma alusão ao sol, que representa a primavera e da luz após os dias de inverno.
Há toda uma tradição no momento de produzir o crepe. O ritual consiste em fazer saltar os crêpes com a mão direita segurando uma moeda de ouro, ou se não for de ouro uma simples moeda, na mão esquerda para se ter prosperidade durante o ano todo, é preciso que o crêpe caia corretamente na panela.
É possível fazer o crepe para os mais diversos gostos, seja com açúcar, cholocate ou frutas, além de, se desejar, colocar tipos de recheios salgados.

Comemoração em grupo

É comum reunir um grupo de pessoas, sejam amigos ou a família, para a celebração da data.
Todos juntos para dar as boas vindas à primavera e dando adeus aos dias frios do inverno.

Mesmo quem não é cristão entra no clima e compartilha o momento com pessoas próximas, comendo ao menos um crepe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *