Festival Varilux exibe 16 filmes franceses em 80 salas de cinema em todo o Brasil

Festival Varilux

Entre os dias 10 e 17 de junho, acontece a edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês em mais de 50 cidades brasileiras. O evento conta com filmes dos mais diferentes estilos, como comédia, drama e história.  Nele, será exibido De Cabeça Erguida, filme de abertura do Festival de Cannes, apresentado pela própria diretora Emmanuelle Bercot.

Com âmbito nacional, presente em todas as capitais brasileiras e com 80 salas de cinema, o festival tem a expectativa de levar mais de 110 mil pessoas durante os sete dias de evento para verem os 16 filmes franceses em cartaz, um acréscimo de 10% em relação à edição do ano passado. Confira a lista de produções cinematográficas que farão parte do Festival neste ano:

Asterix e o Domínio dos Deuses

Beijei uma Garota

De Cabeça Erguida

O Diário de uma Camareira

Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte

Hipócrates

O Homem do Rio

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos

Papa ou Maman

O Preço da Fama

Na Próxima, Acerto no Coração

O Que as Mulheres Querem

Que Mal Fiz a Deus?

Samba

Sexo, Amor e Terapia

Sobre Amigos, Amor e Vinho

 

Além de Emmanuelle Bercot, outros 11 convidados, entre atores, atrizes e diretores, marcarão presença. Como por exemplo, Eric Toledanno e Olivier Nakache, diretores de Os Intocáveis, visto por mais de 1 milhão de espectadores no Brasil, apresentando seu novo filme: Samba.  Segundo o diretor do festival, Christian Boudier, o  Varilux se tornou um dos principais festivais de cinema do país.

O Festival Varilux se consolidou como o primeiro de cinema com abrangência nacional e já faz parte do calendário cultural do país. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é incentivar e disseminar a cultura no Brasil, objetivo que a cada ano está sendo alcançado. Outro ponto importante citado é não focar apenas nos grandes centros e sim dar espaço também a cidades menores.

Com tantas atrações, o festival traz um pedaço da cultura francesa no contexto cinematográfico, afastando-se dos filmes blockbusters americanos, tendo assim uma característica muito própria e que foge do comum ao qual o público de um modo geral está acostumado.

O Cinema Francês tem muita importância no meio, tanto pelo conteúdo de suas produções quanto por questões técnicas.  Entre os destaques, é possível citar os irmãos Ampére, inventores das primeiras câmeras. Enquanto arte, muitos filmes Frances possuem grande relevância. Logo, a edição de 2015 do Festival Varilux de Cinema é uma ótima opção de entretenimento e cultura aos amantes da sétima arte.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *